SOBEF

Sociedade para o bem-estar da família


Com 29 anos de existência a SOBEF tem como Missão “Oportunizar o desenvolvimento de potencialidades individuais, familiares e comunitárias e a superação das situações de vulnerabilidade e risco pessoal e social por meio de ações assistência social, saúde, educação, cultura, esporte, geração de trabalho e renda, fundamentadas na garantia e defesa de direitos e na consolidação da cidadania” e como visão a “Redução da conjuntura de vulnerabilidade e/ou risco social das famílias e de seus membros buscando garantir as seguranças de acolhida e de autonomia das mesmas com vistas à inclusão social e a cidadania.

LINHA DO TEMPO

Nossa história


  • 1989

    Fundada em 20 de fevereiro de 1989, por um grupo de pessoas ligadas à Igreja Católica que implantaram a campanha pela diminuição da mortalidade infantil, por meio do incentivo a reidratação oral através do soro caseiro, na cidade de Guaiúba, Estado do Ceará. Inicialmente denominava-se Sociedade para o Bem-Estar da Família Guaiubana, e tinha entre seus objetivos principais a promoção da educação, saúde, cultura e defesa do consumidor, como também o desenvolvimento do artesanato, esporte, agricultura, recreação e geração de emprego.

  • 1992

    A partir de sua formalização documental, a SOBEF passou a receber significativo apoio de organizações nacionais e internacionais para o desenvolvimento de suas atividades de promoção da pessoa humana, tendo em 1992 seu registro definitivo emitido pelo Conselho Nacional de Assistência Social - CNAS.

  • 1994

    Em agosto de 1994 passou a ter a atual denominação: Sociedade para o Bem-Estar da Família SOBEF e em outubro do mesmo ano, após aprovação por unanimidade na Câmara Municipal de Guaiúba, o Senhor Prefeito Municipal de Guaiúba Dr. Tarcísio Eduardo Benevides declarou a SOBEF como de Utilidade Pública através da Lei Nº 124/94. A partir de sua formalização documental, a SOBEF passou a receber significativo apoio de organizações nacionais e internacionais para o desenvolvimento de suas atividades de promoção da pessoa humana, tendo em 1992 seu registro definitivo emitido pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).

    Em 1994, após aprovação por unanimidade na Câmara Municipal de Guaiúba a SOBEF recebeu o Título de Utilidade Pública, através da Lei Municipal Nº 124/1994.

  • 1996

    Em 1996, foi inaugurado no município de Guaiúba, o Centro de Educação Infantil Laura Gomes da Costa, equipamento de referência, no atendimento de crianças na faixa etária de 01 ano e 06 meses a 03 anos e 11 meses, oriundas de famílias inscritas no CADUNICO, em regime integral de 10 h/d, com atividades de educação infantil, onde estão incluídas atividades de brinquedoteca e ações socioeducativas.

  • 2006

    Em 2006, a partir da iniciativa de seu sócio fundador Cleilson Martins Gomes, a Sociedade para o Bem Estar da Família – SOBEF estendeu suas ações ao município de Maracanaú, inaugurando o Instituto Professor Elias Cavalcante de Andrade e em 2007, o Polo de Atendimento Cleilson Martins Gomes, equipamentos socioassistenciais de referência de Proteção Social Especial e Básica da Política de Assistência Social, possuindo Registro e assento nos Conselhos Municipais de Assistência Social e dos Direitos da Criança e do Adolescente

    Por meio de seus equipamentos, localizados nos municípios de Guaiúba e Maracanaú, a SOBEF desenvolve serviços, programas, projetos e benefícios em consonância com as normatizações vigentes da Educação e Assistência Social, buscando fomentar o desenvolvimento pessoal e social, a convivência comunitária, o fortalecimento dos vínculos familiares, a defesa e garantia de direitos.

    Através do trabalho de articulação, da formalização de parcerias e da participação em concorrência pública, a Sociedade para o Bem Estar da Família – SOBEF busca o desenvolvimento e a ampliação das suas ações por meio da captação de recursos e oportunidades, como foco no desenvolvimento das políticas públicas de acesso a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade e/ou risco pessoal e social.

MOTIVE-SE

Nossa inspiração


 

Oportunizar o desenvolvimento de potencialidades individuais, familiares e comunitárias e a superação das situações de vulnerabilidade e risco pessoal e social por meio de ações assistência social, saúde, educação, cultura, esporte, geração de trabalho e renda, fundamentadas na garantia e defesa de direitos e na consolidação da cidadania.

A redução da conjuntura de vulnerabilidade e/ou risco social das famílias e de seus membros buscando garantir as seguranças de acolhida e de autonomia das mesmas com vistas à inclusão social e a cidadania.

RESPEITO, à dignidade da pessoa humana.

ÉTICA, como princípio para todas as nossas atitudes.

EFETIVIDADE, na execução das ações para o alcance dos resultados pretendidos.

DEMOCRACIA, para dar sentido e fortalecimento à comunidade socioeducativa.

SOLIDARIEDADE, como base das relações.

COMPROMETIMENTO, para garantir o crescimento e o fortalecimento da instituição.

EXEMPLARIDADE, como princípio que estimula o desenvolvimento humano.

Oportunizar o desenvolvimento de potencialidades individuais, familiares e comunitárias por meio de ações de assistência social, saúde, educação, cultura, esporte, geração de trabalho e renda, fundamentadas na garantia e defesa de direitos ena consolidação da cidadania, contribuindo para a redução da conjuntura de vulnerabilidade e/ou risco social das famílias e de seus membros buscando garantir as seguranças de acolhida e de autonomia das mesmas com vistas à inclusão social e a cidadania.